O
evento SUDESTE PET ocorreu na cidade de Jaboticabal, entre os dias 27 e 1 de
maio de 2018. O evento teve como abertura um convite feito pela comissão
organizadora para a participação das eleições do CENAPET, órgão que representa
todos os PET a nível nacional, que acontecerá no evento ENAPET. Salientou-se a
importância de formarem chapas para tal eleição.
Posteriormente,
a abertura contou a apresentação de um grupo de viola caipira, o que cativou
muito todos os presentes, a plateia participou das apresentações com palmas
durante as músicas.
A
abertura se encerrou com uma palestra sobre o histórico do Programa de Educação
Tutorial e seus respetivos rumos, chamada “Programa de Educação Tutorial Daqui
pra Frente”. Inicialmente, foi exposto o histórico do programa, que teve como
início em 1970 e quase foi cortado em 2001. Segundo o palestrante, o programa
passou por um período de inconsistências já que havia desinteresse pelo
programa, desistência dos alunos e atividades inconsistentes ou “fantasmas”,
com isso houve a necessidade de criação do CENAPET, CNAA e CLAA.As Petianasw Adriana Barilon e Carolina Pelicano marcaram presença em nome de todo o grupo PET Biblioteconomia.
REUNIÃO DOS DISCENTES
A
reunião dos discentes teve como uma das pautas o “Pré-evento”, que ocorreu na
UNESP de Araraquara. Com isto, salientou-se a importância da união entre PET de
diferentes cursos presentes no mesmo campus, visando a integração e
fortalecimento do grupo. Foi citada o INTERPET, existente na UFSCAR, unindo todos
os PET da universidade através de atividades e organizações a eventos (os
mesmos irão auxiliar na organização do ENAPET).
Outra
pauta foi a “Eleição CENAPET”, onde foi solicitado que os membros da comissão
explicassem como era o exercício das funções, no entanto, como nenhum deles se
encontrava presente, foi proposto que seja obrigatório a presença dos membros
das comissões nos próximos eventos.
GTD’s- MOBILIZA PET
O
grupo de trabalho e discussões (GTD) do Mobiliza PET iniciou-se com um
histórico do movimento, tendo como proposta a luta pela permanência.
Ressaltou-se a importância da participação dos membros do PET no movimento. Uma
das principais formas de resistência a este contexto de cortes existente
atualmente no governo, é a união dos grupos PET, foi discutido o fato da
conjuntura econômica recessiva poder levar a privatização do ensino, algo que
já vem sendo observado pois houve uma queda significativa nos investimentos na
educação. Assim, foi proposto que se elegessem comissões representativas no Mobila
PET, algo que não existia anteriormente, o Mobiliza era aberto para a
participação de qualquer integrante que desejasse.
Também
foi discutido o fato de nenhum representante do MEC comparecer ao evento, de
forma que, é dificultada a resolução dos respectivos problemas dos grupos.
Assim, sugeriu-se a obrigatoriedade de participação de um representante do MEC
nos eventos, principalmente o ENAPET.
Visando
fortalecer os grupos para evitar cortes, foi discutida a importância de haver
uma divulgação do que é o PET, tanto para a população de forma geral, quanto
para os representantes do governo, a nível local e federal. Assim, com o
intuito de mobilizar os grupos, foi sugerida uma mobilização em Brasília,
juntamente com ações a nível municipal dos PET, proporcionando a visibilidade
do grupo. Foi sugerido também que houvesse mobilização nas mídias sociais
através da página PET Brasil e salientou-se a necessidade da criação de uma
comissão para administrar tal página. As formas sugeridas para a divulgação
foram: apostilas digitais sobre o programa e propôs-se a criação de uma
plataforma digital onde todas os documentos que concernem às atividades dos
grupos estivesse disponível para que todos possam acessar.
Além
disto, foi discutida a importância da integração entre os grupos PET e a
importância disto para a permanência do programa.
É
nos GTD’s que se enviam encaminhamentos e sugestões para serem discutidos e
aprovados em assembleia. Assim, foram realizados os seguintes encaminhamentos:
-
Abertura de novos grupos- necessidade de pressionar o MEC para a abertura de
editais para novos grupos, realizado através de vários requerimentos com tal
solicitação.
-
Mobilização: Dia do mobiliza PET- realização de pequenos atos a nível municipal
e midiático durante uma semana, discutindo o mobiliza durante os eventos.
-
Posicionamento contra o desmonte da educação- foi proposto que haja uma união
com o CENAPET para a publicação de notas de repúdio quando houverem cortes na
educação.
-
Comissão do mobiliza- composta por 2 integrantes de cada região, devem ser
elegidas por representantes locais que repassem informações para os integrantes
da comissão. Cabe a comissão criar um regimento interno, deve ser exigido pelo
CLAA.
-
Participação do MEC nos eventos- mobilização através de notícias publicadas
sobre a não participação dos representantes do MEC nos eventos do PET,
contactando deputados e senadores sobre tal fato.
-
Criação do INTERPET- integrar os PET existentes na mesma IES.
Sugestões:
Esta
sugestão, particularmente, foi proposta por mim e pela Carolina Pelicano. Como
foi discutido, havia a necessidade de existir uma plataforma digital unindo
todas as informações referentes ao funcionamento dos grupos PET. Assim,
ressaltamos nosso projeto do Arquivo PET e explicamos a importância da criação
de um Arquivo de todos os PET para a criação desta plataforma, assim, se cada
PET guardasse os documentos relativos a seu funcionamento, a plataforma digital
poderia ser criada. Sugeriu-se também uma integração com o sistema do MEC.
Além disto, o programa sempre representou, para o palestrante, pluralidade e diversidade. Desta forma, foram sugeridas algumas atividades para os grupos PET: recepção dos ingressantes, aproximação com a realidade da profissão, complementação de formação profissional, apoio aos alunos através de direcionamento profissional, integração com a comunidade universitária, ampliação dos horizontes culturais, internacionalização – manter contato com outra língua, processo seletivo engrandecendo também os participantes não selecionados, valorização dos egressos do curso, apoio e discussão de inseguranças e incertezas, integração, participação em eventos e apresentação de trabalho; além da participação política e envolvimento.
APRESENTAÇÃO DO TRABALHO
O
trabalho intitulado “O PET Cultural como promotor da cultura e da integração
entre a universidade e o município de Marília/SP, entre os anos de 2008 a 2016”
foi apresentado com êxito no evento, despertando a curiosidade de muitos.
Muitos alunos que estudam em outras universidades e são naturais de Marília
perguntaram sobre o projeto, assim, foi realizado um convite para que, se
possível, eles participem também das próximas edições do programa.
Todos
que perguntaram sobre o projeto, se interessaram e julgaram de extrema
relevância para a comunidade, salientando a real necessidade de existir uma
ponte entre a universidade e a comunidade externa.
Os
cursos de Arquivologia e Biblioteconomia despertaram a curiosidade nos
interessados, que sempre perguntavam nosso campo de atuação. Com isto, foi
possível divulgar o curso e a importância do mesmo na sociedade.
REGIMENTO DO ENCONTRO POR ÁREAS
O
encontro por áreas foi dividido em: Humanas, Biológicas e Exatas. A inscrição
podia ser feita a partir de qualquer área que quisesse discutir seus projetos
voltado para as citadas acima. Assim, algumas pessoas das Exatas participaram
do encontro das Humanas e vice versa.
No
encontro das Humanas, foi discutida a questão do suicídio nas universidades,
que tem crescido de forma assustadora. Assim, salientou-se a importância do PET
enquanto um grupo acolhedor na universidade. Neste momento, diversos membros
compartilharam atividades dos grupos voltadas para isto: sessões em grupo com
profissionais da área, palestras, debates, auxílio aos que sofrem com este
problema, etc.
Foi
comentado também um projeto interessante do PET BCI da UFSCAR, onde eles
criaram uma disciplina aos sábados de contação de histórias, na qual qualquer
um poderia participar, mesmo não sendo aluno da instituição.
Salientou-se
também a importância da parceria entre grupos PET de diferentes áreas, foram
citados exemplos de projetos como o realizado por um PET de Exatas visando
assistência às grávidas.
Foi
discutido também atividades dos grupos que envolvem o tripé do PET: ensino,
pesquisa e extensão. Assim, muitos alunos citaram seus projetos, um dos grupos
de Estatística realiza uma palestra sobre educação financeira para a comunidade
local, visando auxiliar na administração de seus negócios e de sua própria
renda.
Um
dos grupos realizava um destacado projeto de um cursinho beneficente para os
alunos de baixa renda. Outro importante projeto foi a feira de intercâmbio, que
visava mostrar aos alunos as oportunidades para realiza-lo.
Eu
compartilhei a palestra do PET sobre o luto e a importância do grupo se fazer
presente em momentos tão delicados como este. Citei também a divulgação do
vestibular, e o fato de divulgarmos também os cursos de Biblioteconomia e
Arquivologia, a divulgação foi satisfatória afinal um destes alunos cursa
Arquivologia atualmente.
O evento teve Integração entre os grupos PET, resolução de problemas comuns aos grupos, apresentação dos projetos, proporcionando interesse dos grupos.
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Obrigada pela visita e volte sempre que desejar.
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