Programa de Educação Tutorial (PET) - BIBLIOTECONOMIA

PET Biblioteconomia marca presença no evento Sudeste PET de 2018 em Jaboticabal

O evento SUDESTE PET ocorreu na cidade de Jaboticabal, entre os dias 27 e 1 de maio de 2018. O evento teve como abertura um convite feito pela comissão organizadora para a participação das eleições do CENAPET, órgão que representa todos os PET a nível nacional, que acontecerá no evento ENAPET. Salientou-se a importância de formarem chapas para tal eleição.
Posteriormente, a abertura contou a apresentação de um grupo de viola caipira, o que cativou muito todos os presentes, a plateia participou das apresentações com palmas durante as músicas.
A abertura se encerrou com uma palestra sobre o histórico do Programa de Educação Tutorial e seus respetivos rumos, chamada “Programa de Educação Tutorial Daqui pra Frente”. Inicialmente, foi exposto o histórico do programa, que teve como início em 1970 e quase foi cortado em 2001. Segundo o palestrante, o programa passou por um período de inconsistências já que havia desinteresse pelo programa, desistência dos alunos e atividades inconsistentes ou “fantasmas”, com isso houve a necessidade de criação do CENAPET, CNAA e CLAA.
As Petianasw Adriana Barilon e Carolina Pelicano marcaram presença em nome de todo o grupo PET Biblioteconomia.
REUNIÃO DOS DISCENTES

A reunião dos discentes teve como uma das pautas o “Pré-evento”, que ocorreu na UNESP de Araraquara. Com isto, salientou-se a importância da união entre PET de diferentes cursos presentes no mesmo campus, visando a integração e fortalecimento do grupo. Foi citada o INTERPET, existente na UFSCAR, unindo todos os PET da universidade através de atividades e organizações a eventos (os mesmos irão auxiliar na organização do ENAPET).
Outra pauta foi a “Eleição CENAPET”, onde foi solicitado que os membros da comissão explicassem como era o exercício das funções, no entanto, como nenhum deles se encontrava presente, foi proposto que seja obrigatório a presença dos membros das comissões nos próximos eventos.

GTD’s- MOBILIZA PET

O grupo de trabalho e discussões (GTD) do Mobiliza PET iniciou-se com um histórico do movimento, tendo como proposta a luta pela permanência. Ressaltou-se a importância da participação dos membros do PET no movimento. Uma das principais formas de resistência a este contexto de cortes existente atualmente no governo, é a união dos grupos PET, foi discutido o fato da conjuntura econômica recessiva poder levar a privatização do ensino, algo que já vem sendo observado pois houve uma queda significativa nos investimentos na educação. Assim, foi proposto que se elegessem comissões representativas no Mobila PET, algo que não existia anteriormente, o Mobiliza era aberto para a participação de qualquer integrante que desejasse.
Também foi discutido o fato de nenhum representante do MEC comparecer ao evento, de forma que, é dificultada a resolução dos respectivos problemas dos grupos. Assim, sugeriu-se a obrigatoriedade de participação de um representante do MEC nos eventos, principalmente o ENAPET.
Visando fortalecer os grupos para evitar cortes, foi discutida a importância de haver uma divulgação do que é o PET, tanto para a população de forma geral, quanto para os representantes do governo, a nível local e federal. Assim, com o intuito de mobilizar os grupos, foi sugerida uma mobilização em Brasília, juntamente com ações a nível municipal dos PET, proporcionando a visibilidade do grupo. Foi sugerido também que houvesse mobilização nas mídias sociais através da página PET Brasil e salientou-se a necessidade da criação de uma comissão para administrar tal página. As formas sugeridas para a divulgação foram: apostilas digitais sobre o programa e propôs-se a criação de uma plataforma digital onde todas os documentos que concernem às atividades dos grupos estivesse disponível para que todos possam acessar.
Além disto, foi discutida a importância da integração entre os grupos PET e a importância disto para a permanência do programa.
É nos GTD’s que se enviam encaminhamentos e sugestões para serem discutidos e aprovados em assembleia. Assim, foram realizados os seguintes encaminhamentos:
- Abertura de novos grupos- necessidade de pressionar o MEC para a abertura de editais para novos grupos, realizado através de vários requerimentos com tal solicitação.
- Mobilização: Dia do mobiliza PET- realização de pequenos atos a nível municipal e midiático durante uma semana, discutindo o mobiliza durante os eventos.
- Posicionamento contra o desmonte da educação- foi proposto que haja uma união com o CENAPET para a publicação de notas de repúdio quando houverem cortes na educação.
- Comissão do mobiliza- composta por 2 integrantes de cada região, devem ser elegidas por representantes locais que repassem informações para os integrantes da comissão. Cabe a comissão criar um regimento interno, deve ser exigido pelo CLAA.
- Participação do MEC nos eventos- mobilização através de notícias publicadas sobre a não participação dos representantes do MEC nos eventos do PET, contactando deputados e senadores sobre tal fato.
- Criação do INTERPET- integrar os PET existentes na mesma IES.
Sugestões:

Esta sugestão, particularmente, foi proposta por mim e pela Carolina Pelicano. Como foi discutido, havia a necessidade de existir uma plataforma digital unindo todas as informações referentes ao funcionamento dos grupos PET. Assim, ressaltamos nosso projeto do Arquivo PET e explicamos a importância da criação de um Arquivo de todos os PET para a criação desta plataforma, assim, se cada PET guardasse os documentos relativos a seu funcionamento, a plataforma digital poderia ser criada. Sugeriu-se também uma integração com o sistema do MEC.

Além disto, o programa sempre representou, para o palestrante, pluralidade e diversidade. Desta forma, foram sugeridas algumas atividades para os grupos PET: recepção dos ingressantes, aproximação com a realidade da profissão, complementação de formação profissional, apoio aos alunos através de direcionamento profissional, integração com a comunidade universitária, ampliação dos horizontes culturais, internacionalização – manter contato com outra língua, processo seletivo engrandecendo também os participantes não selecionados, valorização dos egressos do curso, apoio e discussão de inseguranças e incertezas, integração, participação em eventos e apresentação de trabalho; além da participação política e envolvimento.


APRESENTAÇÃO DO TRABALHO

O trabalho intitulado “O PET Cultural como promotor da cultura e da integração entre a universidade e o município de Marília/SP, entre os anos de 2008 a 2016” foi apresentado com êxito no evento, despertando a curiosidade de muitos. Muitos alunos que estudam em outras universidades e são naturais de Marília perguntaram sobre o projeto, assim, foi realizado um convite para que, se possível, eles participem também das próximas edições do programa.
Todos que perguntaram sobre o projeto, se interessaram e julgaram de extrema relevância para a comunidade, salientando a real necessidade de existir uma ponte entre a universidade e a comunidade externa.
Os cursos de Arquivologia e Biblioteconomia despertaram a curiosidade nos interessados, que sempre perguntavam nosso campo de atuação. Com isto, foi possível divulgar o curso e a importância do mesmo na sociedade.



REGIMENTO DO ENCONTRO POR ÁREAS

O encontro por áreas foi dividido em: Humanas, Biológicas e Exatas. A inscrição podia ser feita a partir de qualquer área que quisesse discutir seus projetos voltado para as citadas acima. Assim, algumas pessoas das Exatas participaram do encontro das Humanas e vice versa.
No encontro das Humanas, foi discutida a questão do suicídio nas universidades, que tem crescido de forma assustadora. Assim, salientou-se a importância do PET enquanto um grupo acolhedor na universidade. Neste momento, diversos membros compartilharam atividades dos grupos voltadas para isto: sessões em grupo com profissionais da área, palestras, debates, auxílio aos que sofrem com este problema, etc.
Foi comentado também um projeto interessante do PET BCI da UFSCAR, onde eles criaram uma disciplina aos sábados de contação de histórias, na qual qualquer um poderia participar, mesmo não sendo aluno da instituição.
Salientou-se também a importância da parceria entre grupos PET de diferentes áreas, foram citados exemplos de projetos como o realizado por um PET de Exatas visando assistência às grávidas.
Foi discutido também atividades dos grupos que envolvem o tripé do PET: ensino, pesquisa e extensão. Assim, muitos alunos citaram seus projetos, um dos grupos de Estatística realiza uma palestra sobre educação financeira para a comunidade local, visando auxiliar na administração de seus negócios e de sua própria renda.
Um dos grupos realizava um destacado projeto de um cursinho beneficente para os alunos de baixa renda. Outro importante projeto foi a feira de intercâmbio, que visava mostrar aos alunos as oportunidades para realiza-lo.

Eu compartilhei a palestra do PET sobre o luto e a importância do grupo se fazer presente em momentos tão delicados como este. Citei também a divulgação do vestibular, e o fato de divulgarmos também os cursos de Biblioteconomia e Arquivologia, a divulgação foi satisfatória afinal um destes alunos cursa Arquivologia atualmente.




O evento teve Integração entre os grupos PET, resolução de problemas comuns aos grupos, apresentação dos projetos, proporcionando interesse dos grupos.

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